Tem a finalidade de embasar e direcionar os trabalhos realizados por esta
Instituição Escolar, partindo do princípio de que Escola é um espaço dinâmico e
que a construção do conhecimento se dá por meio de uma relação dialética entre
sujeito e sociedade. Dentro desta visão de escola viva e dinâmica, concebemos
que alunos e professores são agentes ativos e interativos e a aprendizagem, em
seus aspectos epistemológico, axiológico e antropológico, e de acordo com os
estágios de desenvolvimento – idade / maturidade, se dá por meio da interação
com o outro, por condições de mediação ora interpessoais, ora intrapessoais e
com bases numa postura de cooperação e convivência.
Entendendo a criança como um ser dotado de afetividade, movimentos e
inteligência, defendemos uma ação pedagógica mais humanizadora, cujo processo
de aprendizagem leva em conta a valorização do “eu” = pessoa enquanto ser
dotado de emoções e valores. O papel do educador nesse contexto é o de
encaminhar o aluno ao reconhecimento de ideias e atitudes, a partir do diálogo,
da reflexão em ritmo harmônico, alegre e de liberdade, na busca de uma
aprendizagem com significado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espere um pouco, antes de partir, deixe seu comentário. Só não esqueça de se identificar... :)